segunda-feira, 19 de abril de 2010

MULHERES RECEBEM ALERTA SOBRE SAÚDE BUCAL

Com o objetivo de conscientizar o público feminino sobre a relação das alterações hormonais com a saúde bucal, centenas de mulheres receberão de presente uma rosa e um folheto informativo com orientações sobre os cuidados para a prevenção e tratamento das doenças periodontais (gengivite e periodontite), no próximo Dia Internacional da Mulher (08 de março). A ação é desenvolvida pela marca de anti-séptico bucal Listerine em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

“No ano passado realizamos a ação com algumas clínicas de São Paulo e tivemos grande receptividade, não só pelo recebimento das rosas, mas principalmente pelo serviço que prestamos. Muitas mulheres não sabiam da sua suscetibilidade para as doenças das gengivas e puderam ter acesso a informações relacionadas ao tema para a prevenção”, comenta Eugênio Luporini, gerente de produto da área de Consumer Heatlh Care da Pfizer.

Diversos estudos realizados ao redor do mundo têm relatado que as mulheres são mais suscetíveis a doenças periodontais. Isso porque elas passam por mudanças hormonais ao longo de toda a vida e esses períodos (puberdade, gravidez e menopausa), as deixam mais vulneráveis a estas patologias. “A primeira alteração hormonal ocorre com a primeira menstruação, quando acontece um aumento dos níveis de estrógenos, condição ideal para que bactérias como a Prevotella intermedia, relacionada à gengivite, se proliferem. Com a ingestão de contraceptivos, a quantidade desta bactéria no organismo pode chegar a aumentar cerca de 16 vezes e 32 vezes, durante a gestação”, comenta Dr. Marcelo Werneck Araujo, periodontista e gerente de pesquisa clínica da Pfizer Inc.

“As doenças periodontais são ainda apresentadas como fator de risco para o parto pré-termo, como o nascimento de bebês com baixo peso. Pacientes grávidas com doença periodontal costumam apresentar de 3,5 a 7,5 vezes mais chances de ter este problema. Isso porque grávidas com doença periodontal apresentam níveis acentuados de prostaglandina (que é um potente indutor de parto prematuro) no fluido gengival”, alerta Dr. Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário